RELATÓRIO 2019
- Repercussão
- …
- Repercussão
RELATÓRIO 2019
- Repercussão
- …
- Repercussão
RELATÓRIO 2019
- FORTALECIMENTO DA SOCIEDADE CIVIL
Em um ano em que o governo federal usou como estratégia criminalizar ONGs e movimentos sociais, em que o país virou o 4º mais violento para atuar junto à sociedade civil e as organizações lutavam para superar a fragmentação política que as atinge diretamente, fortalecer a articulação e ação conjunta do setor pareceu ser imperativo. Por isso, o Pacto pela Democracia buscou, em suas ações, encorajar e qualificar a sociedade civil organizada por meio de ações de articulação e construção coletiva, além de atividades formativas.
A rede de organizações membro do Pacto saltou de 89 em 2018 para 135 ao final de 2019. Alcançamos assim um grupo plural, com 22 diferentes pautas e agendas de atuação em advocacy: segurança pública, liberdade de imprensa, questões econômicas, reforma política, terceiro setor, gênero e diversidade sexual, direito das crianças, educação, socioambiental e climática, urbanidades, juventude, questões raciais, direitos humanos, povos tradicionais, saúde, consumo, desigualdades, cultura, transparência e integridade, justiça criminal, participação social e tecnologia. Sempre, a democracia é considerada o sistema político em que essas pautas podem acontecer e prosperar.
Buscou-se, com esse arco amplo de organizações, desenvolver atividade por diversos caminhos, como ferramentas de comunicação, formação, confluência de esforços e trabalhos. Ao participar da rede do Pacto, as mais de 130 organizações construíram e participaram de:
- 6 plenárias, momentos de deliberação com cerca de 200 participantes
- 9 publicações de notas públicas, cartas abertas e solicitações de esclarecimento assinadas por 139 organizações que aderiram ao menos a um desses documentos
- 36 horas de oficinas que formaram representantes de mais de 70 organizações
- Conferência de Advocacy com 45 palestrantes e mais de 300 participantes da sociedade civil
- Campanhas de mobilização e pressão assinadas por 17.800 cidadãos e por cerca de 50 organizações
- Em Frente pela Democracia, ato que reuniu mais de 40 lideranças da sociedade civil e mais de 300 participantes
Além disso, para mostrar que as organizações estão articuladas e atuando na defesa de uma vida democrática mais justa, tolerante e plural, e para possibilitar a criação de mais frentes de interlocução, foram enviadas 47 edições do Radar, uma série de informativos semanais, internos para a rede, no qual circulam informações e ações estratégicas das organizações.
O Pacto criou também o “Mapa Democracia Sim” , uma plataforma que apresenta, de forma sistematizada, mais de 300 iniciativas e organizações conectadas à rede do Pacto, que atuam pela defesa da democracia em suas diferentes agendas. O Mapa funciona como um serviço de utilidade pública para que a sociedade possa visualizar e se engajar pelo ecossistema de iniciativas que trabalham com a pauta.
A crise da democracia desafiou a sociedade civil a buscar novas formas de engajamento e ação. As organizações encontram na rede do Pacto pela Democracia um espaço em que podem vocalizar suas pautas e atuar em conjunto, com maior projeção e força. Em 2020, seguiremos ainda mais articulados e juntos em defesa da vida democrática.
Este obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.